quarta-feira, 29 de abril de 2015

Polpa Tempo

Nem tudo é gianduia e caffè na aprazível Turim.
Semana passada tive o prazer de conhecer outra atração da Itália. Menos famosa que sua gastronomia, mas cujo exagero é igualmente indigesto. Mentira, nunca passei mal por me entupir de comida italiana. No máximo dormi mais horas pela tarde do domingo.
Já conhecia boatos sobre a burocracia italiana, mas vivenciá-la foi outro papo. Você imagina que o molho de tomate por aqui vai ser uma delícia. Mas espera até a primeira garfada. Incrível.
O princípio de tudo parecia simples. Uma bicicleta que enviei de Sydney para cá precisava de um código para ser liberada na alfândega italiana.
O lugar para conseguir esse código? Um escritório a uma hora de Turim, de ônibus. Ainda imerso na minha ausência de sabedoria e inocência, achei que era só o necessário. Pois bem. Lá fui informado que o código só seria dado mediante um endereço registrado na Itália.
Trampo número 1: ter o endereço. Check.
Trampo número 2: tê-lo registrado. Chit.
E lá fui eu registrar o endereço.
Em uma mesma manhã, passei por dois tipos de cartório, com uma visita ao banco no caminho, para pagar uma taxa. Com o detalhe de que o recibo deveria ser apresentado ainda no primeiro cartório. Taxas. Como poderia me esquecer do queijo ralado de todo pratão de burocracia?
Tal epopeia provavelmente levaria um dia inteiro, se não fosse pela ajuda de Mario, meu primo italiano surrealmente gente boa. Quando liguei para perguntar sobre os trâmites locais, ele se voluntariou a me ajudar. Tenho dúvidas se Madre Teresa faria algo parecido.
Ele foi até o cartório e de lá partiu comigo passo a passo, como um sábio guia pela Cordilheira dos Papeládias.
Ao chegar no último guichê, do último cartório, a surpresa. O que eu precisava fazer lá, só com data marcada. A próxima em 15 dias. Até o paciente e solícito Mario ficou puto. Nosso calvário extrapolava os padrões italianos.
E hoje como está a situação? Infelizmente, só posso dizer que ainda estou pedalando.

*Atualização: ao fechar dessa edição, a bicicleta finalmente foi entregue. =D

Nenhum comentário: